lunes, 30 de noviembre de 2009

NÃO VER PARA NÃO COBIÇAR

Xenofonte, historiador grego nos conta na Ciropédia a história de fidelidade da rainha Panteia para com o seu marido, o rei Abradatas. Conta a história que Ciro venceu os assírios e entre as presas foi capturada uma das mulheres mais linda da Ásia, Pantéia. Ciro pede para que seu amigo Araspas guarde a bela susiana. Um dia Araspas pergunta a Ciro se este já havia visto a bela mulher, Ciro disse que não e o seu amigo disse que ele não sabia o que estava perdendo, porque ela era muito linda, e Ciro disse que por isso mesmo não quis vê-la, pois a beleza dela poderia desvia-lo do seu objetivo, Araspas disse que isso não iria acontecer com Ciro, outra vez Ciro retrucou e disse: “nem os deuses resistem ao amor”.

Araspas se apaixonou por Panteia e como não conseguia seduzi-la passou a ameaça-la, mas Panteia mandou através dos seus eunucos informar a Ciro o que estava acontecendo, Ciro chama seu amigo Araspas informando que sabia que ele estava tentando seduzi-la a força, Araspas ficou atônito sem saber qual seria a reação do Rei Ciro, mas surpreendentemente Ciro disse que a culpa foi dele mesmo de ter dado tal missão ao seu amigo para guardar uma bela mulher. Quando Abradatas morreu, Panteia se matou e antes pediu para o seu corpo ser enterrado ao lado do marido.




Ciro também nos deu uma lição de moral que não vemos nem nos mais fervorosos cristãos de “papel” do mundo moderno, pois este se recusou até mesmo de ver a mulher mais linda da Ásia, para não ter risco de ser seduzido pela sua beleza. Quem disse que olhar não tira pedaço é Satanás, porque ele sabe que pelos olhos vem a sedução. O rei Persa Ciro recebeu uma sólida educação, pois a educação Persa era uma das mais rígidas do mundo antigo.

No hay comentarios:

Publicar un comentario