martes, 16 de junio de 2009

A MITOLOGIA DOS PERSONAGENS INFANTIS

PAOLA BASSO MENNA ainda nos faz refletir em sua obra MÍDIA, IMAGINÁRIO DE CONSUMO E EDUCAÇÃO QUE:
“Estas corporações criam e veiculam
seus próprios mitos, seus ídolos e suas crenças, que representam verdades
inquestionáveis para fãs e adoradores, consumidores em potencial, não apenas de
seus produtos como também da mitologia propagada pela empresa. Verdades
mitificadas são saberes em evidência, discursos tidos como “certos”, aceitos sem
inquietações, dificilmente questionados pelo senso-comum. Rosa Fischer observa que
não apenas no Brasil, mas também em âmbito mundial, os meios de comunicação
constituem-se como lugares de circulação e legitimação de saberes dos mais variados
campos, de modo que, ao abordar a “condição da mídia como produtora de verdade”,
há a necessidade de uma análise que possa situar-nos nesse presente em que a
imagem, o fato de “ter aparecido na TV” ou ter merecido qualquer espaço nos jornais e
revistas configura poder, produz efeitos nas pessoas, constrói um tipo especial de
verdade.”

Aquilo que é transmitido em massa pelos meios de comunicação é mais fácil de ser aceito do que o produto que não tem propaganda. A água, o ar puro do campo e as frutas são incomparavelmente mais saudáveis do que qualquer bebida, ambiente ou alimento produzido pelos homens, só que, o que Deus fez não tem comerciais na televisão nem propaganda em veículos de multimídia, logo é razoável que as pessoas consumam muito mais produtos industrializados, e o pior, pagando muito mais caro. Os produtos industrializados são mais saudáveis que as frutas??? Lógico que não!!!! Mas cadê o marketing das coisas de Deus e da natureza???

Infelizmente um biscoito com a cara do Mickey atrai mais as crianças do que uma laranja que contém muitas vitaminas.


Produto industrializado tem propaganda, frutas, que é da natureza, não tem propagandas e são mais saudáveis.

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